Escola infantil de Santa Maria é alvo de furto pela sexta vez em 2025

Escola infantil de Santa Maria é alvo de furto pela sexta vez em 2025

Foto: Rian Lacerda (Diário)

A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Darcy Vargas, localizada na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria, foi alvo de furto na madrugada de segunda-feira (15). É o sexto arrombamento registrado na instituição somente em 2025. A escola atende cerca de 300 crianças, com idades entre 1 e 5 anos, e conta com 23 professores.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a diretora, Márcia Beck, ao chegar para o trabalho, por volta das 7h30min, a equipe se deparou com duas salas de aula arrombadas e diversos prejuízos materiais com os equipamentos levados. Entre os itens furtados, estão duas televisões, uma de 50 e outra de 40 polegadas, um micro-ondas, fiação de um aparelho de ar-condicionado recém-instalado e até o motor de uma geladeira.


– É a primeira vez, em anos de arrombamentos e furtos, que eu vejo levarem o motor de uma geladeira – destacou a diretora. 

Além do furto, salas foram vandalizadas. Segundo Márcia, cabos foram arrancados, materiais pedagógicos e brinquedos foram jogados no chão e armários das professoras, que eram trancados, também foram arrombados.

– Eles destruíram os trabalhos das crianças, atiraram no chão brinquedos e materiais. A gente ainda nem sabe o que foi levado dos armários das professoras – acrescentou.

 
A diretora também relatou uma situação ainda mais grave encontrada em uma das salas.

– Dessa vez, eles conseguiram se superar, havia fezes humanas dentro de uma sala de aula – afirmou.

 
Mesmo com os danos, a escola manteve o atendimento às crianças, mas o impacto emocional sobre a equipe é significativo.

– Tu chegas no teu local de trabalho pronta para mais um dia e se depara com essa cena. Isso deixa a gente muito triste e desanimada – lamentou a professora.


Em entrevista, o secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, afirmou que a Guarda Municipal esteve no local logo após tomar conhecimento do ocorrido  e disse que o caso está sendo apurado.

– A Inteligência da Guarda Municipal esteve no local. Isso não ameniza o problema, mas as providências iniciais foram tomadas – declarou.

Segundo o secretário, o sistema de alarme da escola chegou a ser acionado em outros dias, com atendimento das equipes, mas na madrugada do furto, o dispositivo não disparou.

 – Na sexta-feira e no domingo o alarme tocou e a Guarda esteve no local. Infelizmente, na madrugada de domingo para segunda, o alarme não tocou – explicou.

Getúlio destacou ainda as limitações operacionais da secretaria.

– Nós não temos condições de colocar um guarda em cada escola. São 84 escolas, dezenas de postos de saúde e outros prédios públicos. É impraticável – ressaltou ele.

Como uma resposta, a Secretaria de Segurança estuda medidas de curto prazo para reforçar a proteção da instituição.

– Eles entraram pelo telhado, por um terreno abandonado ao lado da escola. Vamos analisar o que é possível fazer, como instalação de cerca serpentina, câmeras e mais tecnologia. Vamos conversar com a Secretaria de Educação e com a direção da escola para evitar que esse transtorno continue – concluiu o secretário.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é resgatado com vida após passar mais de 17 horas à deriva em lagoa no litoral do Estado Anterior

Homem é resgatado com vida após passar mais de 17 horas à deriva em lagoa no litoral do Estado

Jovem é preso com revólver e munições no Bairro Km 3, em Santa Maria Próximo

Jovem é preso com revólver e munições no Bairro Km 3, em Santa Maria

Polícia/Segurança